quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

O NOCAUTE DO ARROZ INTEGRAL;



Olhem, eu até que cozinho bem! Minha comidinha é muito gostosa, e mata os vizinhos de inveja com seu aroma que transpõe as paredes e muros lá de casa, e vai atiçar as lombrigas da vizinhança, mas tem algo que eu não acerto fazer nem a pau! Nem por reza braba! O arroz integral. Meu atual pesadelo gastronômico!

Se eu cozinho uma xícara, rende arroz para dez dias (só eu como arroz integral lá em casa). Se cozinho meia xícara, mal dá para os dois dias. Eu nunca acerto o ponto. Por mais água que eu coloque, por mais tempo que eu deixe cozinhar, nunca dá certo. Parece que está sempre cru. Já tentem com panela tampada, destampada, na panela de pressão... e nada faz com que ele fiquei macio e soltinho como aqueles preparados nos restaurantes por quilo. Eu já pensei até em comprar um marmitex só de arroz integral cozido e levar pra casa.

Então, eu faço um apelo à você querido (a) leitor (a): você sabe cozinhar esse arroz teimoso do mal? Se sim, pelamordedeos, deem-me dicas? Contem-me seus truques? Revelem-me seus segredos? Porque eu não aguento mais comer arroz cru, ou acabar comendo arroz branco depois de morrer de preguiça (só de pensar em preparar um arroz que demora séculos para ficar pronto, e ainda assim, fica cru, eu sinto vontade de desistir. E as vezes, desisto mesmo).

Eu aguardo as ideias de vocês, pessoal! Desde já, muito obrigada! ♥

Imagem gentilmente cedidas pelo Google.

7 comentários:

  1. Je, eu faço assim: coloco o dobro de água que usaria pro arroz branco e deixo em fogo alto...quando já evaporou mais da metade da água, eu tampo e deixo cozinhando em fogo baixo. Fica super macio =)
    Eu sempre incremento com cenourinha ralada, milho e ervilha. Algumas vezes, coloco um pouco de molho de tomate, pra dar uma cor e sabor especial. Já fiz também com peito de frango picadinho, fica quase um risoto! Muito delicia!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto dele meio durinho mesmo, então nunca me preocupei com isso. Mas acho que a dica da Camila pode ser bem válida!
    Eu adoro arroz e massas integrais. Como moro sozinha, nem tem de outro aqui em casa :)
    bj

    ResponderExcluir
  3. Eu só acerto fazer no microondas coloco 1 xícara de arroz e duas de água.Deixo cozinhando por 25 minutos e fica soltinho e delicia.Mas quer uma dica aprendi a fazer pelo youtube coloca lá como preparar e vai aparecer vários videos a partir da quantidade de arroz que você quiser.

    ResponderExcluir
  4. Também raramente acerto. Ou fica "empapado" ou seco demais. Há tempos que não como arroz integral, tu me deu uma ótima idea ;)

    ResponderExcluir
  5. Eu ralo cenoura e cebola, refogo no azeite e adiciono baaaastante agua, não fico mexendo e espero secar e eu gosto, nao fica nem seco e nem papa.

    ResponderExcluir
  6. Em casa só integral a muito tempo. Coloco o dobro de água e cozinho em fogo médio por 15 minutos e depois em fogo baixo e panela tampada. Fica cozido e soltinho. Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Gente, muito obrigada pelas dicas! Depois eu conto o resultado para vocês!

    ResponderExcluir

#MAGRELONA: RESTART!

Queridos leitores e querida amiga Camila, este foi o meu menor peso em dez ou doze anos. Publiquei ele aqui em 10 de setembro de 2012 , ...