terça-feira, 27 de janeiro de 2015

COMO SEGUIR NOSSA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR EM FESTAS ?

As ocasiões especiais e datas festivas estão intimamente ligadas aos prazeres da mesa, não é mesmo? Temos duas opções. Trancarmos-nos em casa, tornando-se uma pessoa antissocial, azeda e chata, ou ir pra festa, comemorar e aprender a lidar com estas ocasiões para não prejudicar nosso projeto de emagrecimento.

O churrasco de domingo foi ótimo! Dia ensolarado, com pessoas que amo ao meu redor, desfrutando de um momento muito feliz. A felicidade está justamente nestes momentos simples. Tenho certeza disso!


Docinhos feitos por mim ! Comprei estas caixinhas lindíssimas, pra dar um charme!


Bolo magnifico feito pela minha irmã. Estamos pensando em abrir uma doceria! risos 

Comi churrasco, queijo coalho, farofa e tomei um copo de coca-cola! Sempre em pequenas quantidades. Usei o bom senso e não contei os pontos. Quando chegou a hora do bolo, tomei uns dois copos de água bem cheios, já com a intenção de ficar com o estomago cheio e mantive o pensamento firme. Doces é o meu maior problema! Comi 5 docinhos e metade de um pedaço pequeno de bolo, saboreando cada micro pedaço. Depois sai correndo da mesa...risos. Não trouxe nenhum pedaço pra casa, depois da festa. Distribui pros familiares que não se importam ou não precisam fugir dos doces.

Quero compartilhar algumas dicas que tenho lido e ouvido muito no Vigilantes do Peso, para aproveitarmos as festas.

Concentre-se nas pessoas, não na comida. O objetivo de uma ocasião especial é reunir familiares e amigos em torno de uma celebração, por isso, aproveite para pôr a conversa em dia e entrar no espírito festivo, de preferência longe da mesa. Mantenha as mãos ocupadas com um copo (pode ser cheio ou vazio). Minha queridinha da vez, é H2O Limoneto! Deliciaaaa! Fale, dance e conviva mais, coma menos!

Não vá para a festa de estômago vazio. A técnica de não comer nada durante todo o dia para depois aproveitar ao máximo não dá certo. Você chegará à festa com um apetite devorador, vai provar e comer de tudo e mais alguma coisa e no final (para além dos sentimentos de culpa!) pode até sentir-se indisposto.

Escolha sabiamente o que vai comer. Se a festa tiver buffet, comece por avaliar todos os alimentos disponíveis e só depois escolher. Haverá sempre opções mais saudáveis do que outras. Faça escolhas inteligentes! Se for comer o brigadeiro, coma um pedaço menor de bolo. Compense!

Faça com que a festa ocasional seja a exceção à sua dieta e não a regra. Um descuido de vez em quando não é um problema, quanto mais um grande problema. Afinal, uma festa dura um ou dois dias no máximo ( uma vida saudável também merece ser compensada com uma bela taça de sorvete!), mas não procure a desculpa perfeita para afogar todas as suas mágoas e depressões. A comida não é um remédio, nem uma solução.

Dê uma mão ao anfitrião. Se a festa está a ser organizada por um familiar ou amigo, aproveite para ajudar. Além de ser um gesto bonito, você poderá participar no planeamento ou até na elaboração dos pratos, escolhendo algo que se enquadre na sua reeducação alimentar.

Deixe que a sua roupa ajude. Ouse mais um pouco e use uma saia mais justa, um vestido mais decotado, uma calça mais justa com um cinto largo (e bem apertado!) para que na hora de atacar os aperitivos ou as sobremesas, você não se esqueça do seu corpo e de como quer mantê-lo! Fiz isso e deu super certo! Risos

Amanhã é um novo dia e o dia certo para não se martirizar, para esquecer os sentimentos de culpa, para continuar a sua reeducação alimentar.

4 comentários:

  1. Ultimamente tenho procurado não ir para a festa de estômago vazio,procuro sempre me alimentar antes e tem dado certo o meu único problema é o refrigerante.

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    1. Isso mesmo!
      O refri já não sinto tanta falta...mas os doces, preciso fugir! rs
      Um beijo

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  2. Que doceds MARAVILHOSOS, eu sou uma formiga, menina.
    Eu honestamente não consigo me controlar, sorte que não é sempre que vou em festas onde tem essas maravilhas hahaha

    Beijinhos.
    http://eaebonita.blogspot.com.br

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    1. Oi Ca!
      Primeira vez aqui comentando, né ? Super bem vinda! Visitei seu blog e amei! Lindíssimo e de muito bom gosto.
      Também sou formiga! Mas preciso me reeducar e comer moderadamente, senão sempre estarei acima do peso (tendência).
      Um beijo

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Assim fica fácil comer batata doce Aprovadissima :)