quinta-feira, 18 de setembro de 2014

DIFERENÇA EM PERDER PESO E ELIMINAR GORDURA

Muitas vezes já ouvimos que o importante é reduzir medidas e que isso pode refletir na balança ou não, correto ?

No “Medida Certa”, ouvi muitas vezes o Marcio Atalla, explicar isso. Mas sempre queremos ver o ponteiro da balança diminuir, né ?

Vou confessar que eu era assim (ansiosa ao extremo), mas agora que tenho me exercitado com frequência, tenho pesquisado mais sobre o assunto (redução de massa gorda e ganho de massa magra) e desencanado um pouco da balança. Estou prestando mais atenção nas minhas calças jeans.
Vocês sabiam que o músculo pesa mais do que gordura, né ? Um quilo é sempre um quilo, seja ele composto de músculo ou de gordura. Mas, o músculo, por ser mais denso e compacto do que o tecido gorduroso acaba dando a idéia de ser mais pesado. E outra, a musculatura ocupa menos espaço no corpo, por isso, o peso corporal pode aumentar à medida que você treina e ganha massa muscular. E mais um ponto positivo: a musculatura gasta mais energia por dia, portanto, quanto mais muque tivermos, mais calorias serão queimadas.
Há uma enorme diferença nos conceitos perder peso e emagrecer. Perder peso implica “apenas” na perda de quilos na balança. Independe do que foi perdido, se foi água, massa muscular ou gordura. Vendo apenas pela balança, não sabemos a qualidade do que foi perdido. Se perdemos mais água, ao ingerirmos mais líquido, este peso será facilmente recuperado.

Quando o peso que foi diminuído for de gordura, sentiremos diferença nas roupas e medidas e não tanto na balança. Isto porque a gordura é menos densa (mais leve) e ocupa mais espaço. Já a massa muscular é mais densa (pesa mais) e ocupa menos espaço.

Senti a necessidade de pesquisar mais sobre este assunto e dividir com vocês, porque pode dar um certo desespero em fazer atividade física e R.A da melhor forma e mesmo assim, o ponteiro da balança não diminuir ou as vezes subir. O correto é prestar atenção em nossas roupas.
Quero diminuir cada vez mais a gordura e aumentar minha massa magra.
Como diz meu amado Jon Bon Jovi: 
Mantenha a fé!

9 comentários:

  1. Aii Camilinha, quero perder msm é gordura, quanto a ansiedade, sofro desse mal todas as horas, quinzes dias para mim (dia de pesagem) não passa se arrastam, nossa mulher fico me imaginando vendo os resultados comparando números menores, chegando em uma loja e tendo o meu tamanho sabes?
    Mas vamos lá resultado demorado mais valorizado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aninha!
      Também sou muito ansiosa, me peso toda segunda-feira! rs
      Temos que fazer o nosso melhor e tentar não nos preocuparmos tanto com números, né ? Mas eu sei é super difícil!
      Um beijo e tenha um ótimo final de semana!

      Excluir
  2. Oiiiii ... estou retornado ao blog e gostaria do seu apoio!!!

    vamos juntas pegar firme!
    beijos.

    http://correcamila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie lindona!
      Claro, já dei uma passadinha lá!
      Vamos juntas seguir firmes em nossos propósitos!
      Bom final de semana!
      Bjks !

      Excluir
  3. Camila adorei o seu post e o curioso é que estava conversando sobre este assunto hoje na academia...me identifiquei muito....eu estava ficando louca com a balança....toda semana um peso só que eu estou pegando pesado na malhação e conclusão o músculo está ficando mais pesado aí a balança sobe kkkk agora tenho que desencanar de vez mas confesso que é difícil.....rs

    Beijosss!!!
    ==> Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pam!
      Fico feliz que tenha gostado.
      Também acho bem difícil, mas o espelho vai mostrar o resultado melhor que a balança!
      Um beijo!
      Tenha um lindo final de semana!

      Excluir
  4. Oi Camila antes de tudo obrigada pela visita ao meu cantinho aqui estou e lendo teu post fiquei aqui pensando sobre...eu tenho um caso extremo com a minha balança gosto de me pesar pela manhã porque assim sei se estou retendo líquido ou não,. que é um dos meus grandes problemas. Bom vamos nessa luta sempre adiante e firme te desejo uma ótima semana Dani

    ResponderExcluir
  5. Entendo Dani...no meu caso eu me desmotivo um pouco com as variações de peso, então estou pesando somente as segundas =)
    Beijo e linda semana!
    Camila

    ResponderExcluir
  6. Eu quero mesmo é perder gordura!

    ResponderExcluir

#MAGRELONA: RESTART!

Queridos leitores e querida amiga Camila, este foi o meu menor peso em dez ou doze anos. Publiquei ele aqui em 10 de setembro de 2012 , ...